Como fazer a venda perfeita em uma loja de celular

Há 12 anos eu me relaciono diariamente com lojas de celulares, seja como proprietário de lojas ou como consultor, e ao longo deste período sempre priorizei o processo de venda, por entender que neste ramo a lucratividade acontece por detalhes. Essa experiência me permite afirmar que a venda perfeita é consequência de um processo bem executado, e que um vendedor bem preparado e disposto, pode surpreender até o mais decidido dos clientes e fazê-lo sair da sua loja com a sensação de quem “ganhou” mais do que esperava.

Quando isso acontece, três outras coisas também acontecem por consequência:

  • Fidelização: Pode ter certeza que este cliente agora tem na sua loja, a imagem de referência para o produto ou serviço que você oferece e nem mesmo o preço mais em conta da concorrência será capaz de tomá-lo de você.
  • Ticket Médio: Normalmente, o cliente bem atendido acaba gastando mais do que tinha planejado inicialmente.
  • Embaixador: O que este cliente vai fazer pela sua loja, você jamais seria capaz de obter com qualquer outra estratégia de marketing, ele vai recomendar espontaneamente a sua loja para todos os amigos. O boca a boca é o que a sua loja pode obter de mais valioso.

 

Sabe aquela frase “O meu foco é no Cliente”?? Pode esqueçê-la, se você quer oferecer o atendimento perfeito, a frase correta deve ser “O meu foco é o foco do Cliente“, sua loja precisa ser e agir da forma como os clientes esperam e não como você gostaria. Mas como fazer sua equipe incorporar isso? A resposta é simples, “adotando um processo para a equipe de vendas”. Isso vai fazer com que todos da sua equipe atendam os clientes da mesma forma, seguindo um roteiro pré-definido e construído para superar as expectativas do cliente.
Em uma loja de celulares, para alcançar a venda perfeita você precisará seguir cinco passos e se a sua equipe de vendas segui-los à risca, fidelizar clientes, aumentar o tícket médio e transformar clientes em embaixadores, será uma consequência.
A Abordagem é o primeiro e mais importante passo, este momento determina se haverá empatia ou não. Receber o cliente com um sorriso, perguntar seu nome e se apresentar de forma serena e espontânea, vai derrubar qualquer barreira que poderia surgir entre vendedor e o cliente.
O segundo passo é a Sondagem, é aqui que o vendedor vai entender o que o cliente precisa. Muitas vezes o cliente chega procurando por um celular ou plano, mas ele não sabe que existem outras opções mais indicadas para suas necessidades. Com simples perguntas (Você precisa do celular para o que? Vai registrar muitos filmes ou vídeos? Precisa transmitir esses vídeos quando estiver na rua?) é possível entender o que o cliente espera daquilo que ele foi comprar.

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